top of page
torno.jpeg

Nasci em Petrópolis no Brasil, atualmente vivo no Porto, em Portugal. Sempre tive em mente trabalhar com propósito, respeitando a sociedade e a terra. Estudei Marketing, mas há uma década me dediquei a arte musical. E hoje descobri as artes visuais através da cerâmica milenar. 

 

O grande ensinamento do trabalho com a argila está no tempo: tempo que eu ignorava, quando brincava com o barro no quintal das minhas avós. Uma infância cheia de liberdade. Tempo que foi necessário durante o ano de 2020, quando descobri que minhas brincadeiras de menina poderiam se tornar um ofício com origens em uma prática milenar. Desde então, sinto uma crescente disposição em vivenciar a força e a intimidade despertadas pela cerâmica. Hoje, crio minhas próprias peças e conduzo oficinas de modelagem, seguindo técnicas de Lastras, Pinch Pot, Ocagem, Rolos,

a tradicional técnica japonesa como Kurinuki e Roda de Oleiro.

 

Emociona-me fazer parte de um grupo de artistas que mantêm viva a produção manual de obras únicas e deixar minhas digitais numa peça, que levará história à mesa ou à vida de alguém.

 

Agradeço imensamente às minhas professoras: Aline Paz, Susana Del Rio, Dolors Ros Frigola, da Escola de Cerâmica em La Bisbal na Espanha, a Cristina Camargo, do ateliê Boa Bombarda, e a Catia Fernandes, da Ceramista Shop em Portugal.

Lidiane Batista

bottom of page